segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pyrostegia Venusta....vulgo Cipó-de-São-João





 
    fotos:Mari

Origem:Brasil. Trepadeira típica do inverno com grande inflorescência, composta de flores alongadas de um alaranjado intenso,por isso muito vistosas.
 Cobre muito bem pergolados,cercas,treliças,muros e caramanchões.           
 Cultivada a pleno sol.         
 Com frequência a encontramos nas matas a beira das estradas.           
 Seu nome popular se deve ao fato dessa trepadeira estar em seu auge de floração na época das festividades juninas, e que ela enfeitava o mastro de São João.          
            
Essas das imagens encontrei a beira de uma estradinha de terra, suas flores realmente chamam a atenção pela cor forte e germinada  em  uma terra vermelha e ressequida ela está firme e forte embelezando a paisagem.

12 comentários:

  1. q imagens maravilhosas...
    não sabia da existencia destas flores,
    ou pelo menos nunca tinha percebido ela...
    simplesmente divino ...

    bjks e boa semana

    Cáh

    ResponderExcluir
  2. Que planta mais linda! Suas flores são belas!
    Amei!

    ResponderExcluir
  3. bom dia mari

    que linda essa planta
    eu não conhecia não...
    penso que talvez não cresça no nordeste.
    já que nunca a tinha visto antes.
    adorei essa cor vibrante.


    baci

    ResponderExcluir
  4. Lindo lindo Mari!! Que nome difícil...mas ele é lindo!! Parabéns pelas imagens, são colírio para os olhos!! Muito obrigada pela postagem cheia de carinho e informações!!
    Beijos!!
    Bela

    ResponderExcluir
  5. Olá Mari
    A natureza nos surpreende sempre não é mesmo?
    Linda e maravilhosa trepadeira,flores de cor intensa ,forte como nosso povo.
    Não conhecia,encantei-me.
    Amiga,cá o verão deu o ar da graça,hoje chegou a 3o graus,são 21,34 e o sol não se pós.
    Linda semana querida,bjkas

    ResponderExcluir
  6. lindíssima. Já tentei fazer mudas mas não consegui. Quando criança eu adorava chupar a calda adocicada que saia das flores que estavam abertas. bjs

    ResponderExcluir
  7. A coisa mais linnda!!! Nunca tinha visto antes!! Essa cor dela é de uma vivacidade louuuca!!! AMEI, e GAMEI!!!!

    BJUUUUU

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Também moro em Campinas e trabalho com muitos artesanatos.Minha paixão é fotografia.Essa semana também fotografei as flores de Sao João,flores essas que fizeram parte da minha infância,pois adorava chupar o melzinho dessas flores tão lindas.
    Parabéns pelo blog que é lindo.
    Bjs
    Sonia Novaes

    ResponderExcluir
  9. PRECIOSURA DE FLORES....
    SERA EL CLIMA???????
    SERAN LAS MANOS????????
    ES PRECIOSO TODO.
    UN SALUDITO

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Bom dia!
    Realmente chama a atenção e impressiona!
    Muito linda!
    Gostaria de que tivesse na minha casa.
    Bjosss. Fique com Deus!

    www.rimariano.blogspot.com - Meus escritos

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente linda flor. Que visão de tirar o fôlego.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Parabéns pelas imagens!
    Tenho visto desta trepadeira pelos campos e me interessei em reproduzi-la (já aprendi) e plantar numa pergola.
    Como também sou amante da fotografia e saio em caçadas de imagens, as suas realmente me impressionaram.

    ResponderExcluir